domingo, 14 de julho de 2013

TPM


O termo "TPM" ou tensão pré-menstrual é usado para explicar uma variedade de sintomas e sensações experimentadas por 3 em cada 4 mulheres durante os dias que antecedem a menstruação. O grau de desconforto varia e sua origem pode ser tanto física quanto psicológica, desencadeando sintomas como dor de cabeça, retenção de líquidos e inchaço, fraqueza, falta de concentração, irritabilidade e mudança de humor. A principal causa da TPM é uma alteração no equilíbrio hormonal feminino, criando acúmulo de sal e água no organismo, além da redução de progesterona que é o hormônio que prepara o útero para receber o óvulo fertilizado. Veja alguns conselhos para aliviar o desconforto durante este período.


É essencial que a mulher estabeleça metas razoáveis enquanto passa pelo período de TPM. Evite o acúmulo de funções e seja tolerante consigo mesma, livrando-se de situações que levam ao estresse. As sensações de desconforto físico e desgaste emocional são tão comuns durante a tensão pré-menstrual que algumas mulheres ficam propensas a sofrer acidentes domésticos ou no carro enquanto estão dirigindo. Como precaução, é melhor evitar o trânsito pesado nesses dias. Ah! E não hesite em pedir a ajuda dos familiares nas tarefas de casa e a compreensão dos colegas no ambiente de trabalho. Desenvolva suas atividades rotineiras com tranquilidade, sem se sobrecarregar.


Um dos efeitos da TPM é a retenção de líquidos que provoca inchaço, principalmente das pernas, gerando uma sensação de peso e desconforto. É recomendável reduzir o consumo de sal neste período, já que o mineral é um dos maiores responsáveis pela retenção de líquidos no organismo. Já a bebida alcoólica, apesar de parecer relaxante para o alívio da tensão pré-menstrual, produz efeitos mais nocivos do que agradáveis ao organismo, pois 'rouba' do corpo vitaminas e minerais essenciais para o bem-estar. Portanto, nada de abusar do álcool durante a TPM.


Cuidar da alimentação também é essencial durante a TPM. Fique atenta a alguns alimentos que podem agravar os sintomas: - Quem tem problemas de pele, deve evitar bebidas que contêm cafeína, pois esta substância reduz a capacidade do organismo de absorver nutrientes essenciais; - O consumo de alimentos que contêm gorduras saturadas dificulta a produção de ácidos graxos pelo organismo, o que agrava o desequilíbrio hormonal; - Para evitar o ganho de peso e a depressão, não exagere nos doces. A necessidade de açúcar pode ser suprida com a ingestão de vitaminas do complexo B e minerais como magnésio e cromo.


Além de cuidar da alimentação, utilizar alguns métodos simples de relaxamento pode ajudar (e muito!) a aliviar a tensão pré-menstrual. Tome banhos quentes, pois são relaxantes; passe minutos agradáveis em uma banheira de espuma, se possível; faça exercícios leves; assista a programas ou filmes e leia livros que contenham um enredo simples e tranquilo. Use roupas e calçados confortáveis durante o dia. Se você pratica Yoga, aproveite ao máximo os momentos de relaxamento e sintonia entre corpo e mente para aliviar o estresse e passar pela TPM com maior tranquilidade e equilíbrio.


A Fisioterapia também pode ajudar você a passar por esse período difícil. 


Acupuntura: consiste na aplicação de agulhas em pontos estratégicos do corpo capazes de despertar recursos de harmonização psicofísicos. Outras técnicas também são utilizadas, como, estímulos luminosos (Cromopuntura e Laserterapia), sonoros (Audiopuntura), imãs (magnetoterapia), estímulo com esferas de ouro ou prata, eletroestimulação e sementes ou partes de plantas (fitopuntura) colocadas nesses pontos. O tratamento é feito uma vez por semana, com sessões de 15 a 20 minutos. O número de sessões dependerá de diversos fatores, dentre eles a resposta da paciente ao tratamento.


Após o tratamento a paciente é aconselhada a manter hábitos e estilo de vida saudáveis, além de poder continuar o acompanhamento com uso de fitoterápicos, homeopatia e terapias manuais como shiatsu, tui-na e massagem ayurvédica, indicados pelo fisioterapeuta ou terapeuta ocupacional.


Pilates: também é indicado para TPM, porque trabalha muito essa muscultatura  e a dança do ventre também  pode ser comparada aos exercícios da fisioterapia,melhorando as disfunções causadas pela SINDROME PRÉ-MENSTRUAL.


Drenagem linfática: também é muito usada porque a drenagem linfática é uma massagem que facilita o escoamento do líquido linfático que passando pelos gânglios linfáticos é drenado para a circulação venosa. A drenagem tem a função de desintoxicação e é recomendada tanto no período menstrual como na TPM e menopausa.Nessas fases,a mulher pode ter sensações de inchaço,aliviada pelo tratamento.As tensões da TPM também melhoram com o efeito relaxante da técnica.


Atividades físicas: fazem com que a mulher elimine os excessos de líquido no seu organismo e fazem também com que ela desenvolva o hormônio chamado endorfina, que é um hormônio do bem-estar. Então, se a mulher realizar atividades físicas diárias ou pelo menos semanais nesse período de TPM, vai haver uma amenização  dos sintomas da síndrome, procurando atividades que não tenham impacto físico, para evitar uma possível queda na posição da bexiga e do útero. Além disso, é importante buscar exercícios que fortaleçam a musculatura abdominal e pélvica.



sábado, 13 de julho de 2013

Você já ouviu falar em Radiofrequência?


O tratamento por radiofrequência é baseado num equipamento criado nos EUA para o tratamento da flacidez, fibro edema gelóide (celulite), gordura localizada, estrias, sequelas de acne, fibroses e aderências cicatriciais.
A radiofrequência tem como função gerar calor nos tecidos profundos, numa temperatura de 38 a 42ºC que é controlada por um termômetro infravermelho. Nos tecidos mais profundos a temperatura atingida se da em torno de 2 graus a mais do que o que refere a superfície.   
Esse calor gerado estimula a produção de colágeno, elastina e melhora a circulação, fornecendo à pele um melhor aspecto.
Este procedimento é seguro, indolor, e não invasivo, pois não há cortes, lesões superficiais, edemas ou equimoses. Também não há necessidade de afastamento do trabalho ou das atividades esportivas.
Pode ser utilizado em qualquer tipo de pele e em qualquer época do ano.
O número de sessões varia de pessoa para pessoa, do aparelho que está se utilizando, pois uns possuem potências mais altas e outros mais baixas (exemplo do Accent e Spectra respectivamente), e também para a função que deseja, cada indivíduo possui suas particularidades, porém, indica-se um mínimo de 10 a 15 sessões para baixa potência e de 5 a 8 sessões para alta potência. 

Os resultados aparecem gradualmente de 2-6 meses, embora alguns pacientes obtenham uma resposta mais cedo. O resultado esperado é uma pele mais firme, que vai surgindo de dentro para fora. Quatro meses depois que o tratamento com radiofrequência foi realizado , há a deposição de um novo colágeno, mais denso, e um aumento apreciável na espessura da epiderme. É possível observar pequenas alterações já na primeira sessão.



Contra-indicações da Radiofrequência:

·         Terapêutica vasodilatadora e anti-coagulante;
·         Áreas inflamadas;
·         Infeções;
·         Doenças dermatológicas na área (exp: rosácea e lupus);
·         Varizes e flebites;
·         Gravidez;
·         Neoplasias;
·         Áreas hemorrágicas;
·         Próteses metálicas;
·         Preenchimentos;
·         Alterações da sensibilidade térmica.

Dúvidas?? Deixe seu comentário.

;)

quinta-feira, 11 de julho de 2013

"Candle Massage" - Massagem com Velas





Você já ouviu falar em “candle massage”?! Ou massagem com velas?!

Pois bem, trata-se de uma técnica de massagem americana que vem sendo muito utilizada nas grandes clínicas e Spas, denominada como “Melted Candle” (que significa “velas derretidas”). A suave sensação de conforto físico, redução do stress, diminuição do cansaço e das dores é conseguida através de uma massagem feita por meio de deslizamentos superficiais e profundos, utilizando ceras ou manteigas e óleos vegetais cosméticos específicos trazendo um efeito relaxante sobre o corpo. Mas atenção, não é qualquer vela que se utiliza!!

A massagem é feita a partir das velas, que são aquecidas até entrarem em estado líquido. Em seguida, os produtos são regados pelo corpo junto com manobras de massagem com deslizamento e compressões, que auxiliam na absorção. Neste tratamento, a vela cosmética é sempre usada em uma temperatura em torno de 38 a 39°C, o que torna a técnica agradável e prazerosa em qualquer época do ano.


A massagem faz uso de velas cosméticas especiais, atóxicas e próprias para este fim, formuladas a partir de substâncias emolientes e nutritivas, como a vitamina E, por exemplo. Óleos essenciais de capim-limão, eucalipto, lavanda e várias outras essências também estão presentes na mistura, ajudando no processo de relaxamento junto ao aquecimento do corpo.

Qualquer paciente que não se enquadre nos casos contra-indicados (como cicatrizes e lesões recentes na pele, inflamações ou doenças infecciosas) pode fazer a massagem com vela derretida.

Mulheres grávidas também devem evitar, pelo menos, nos três primeiros meses de gestação. A massagem não dói e não há problema com queimaduras. O terapeuta faz a verificação da temperatura no decorrer da massagem.

"A Candle massage” alivia tensões musculares, dores, fadiga e rigidez muscular. Além disso, melhora a circulação sanguínea e até reduz inchaços que se formam em volta de lesões ela pode até ajudar a eliminar insônia, impaciência e irritação, técnica mantém hidratação da pele por até 15 dias.



Conheça agora os benefícios da massagem com vela:

• Alivia tensões musculares, alivia dores, fadiga e rigidez muscular;
• Reduz cãibras e produz um bom tônus muscular;
• Melhora a circulação sanguínea;
• Auxilia na eliminação dos detritos acumulados no organismo;
• Reduz inchaços que se formam em volta de lesões;
• Ajuda soltar e eliminar o muco e a secreção brônquica dos pulmões, desobstruindo as vias respiratórias;
• Regulariza funções intestinais, alivia constipação e melhora a digestão;
• Elimina o cansaço, restabelece a energia esgotada;
. Relaxa, aliviando os sintomas do stress e tensões diárias;
• Alivia as dores de cabeça;
• Auxilia na interrupção a insônia;
• Reduz a impaciência e a irritação;
• Hidrata a pele por até 15 dias.


E então, gostou?!

Bebida alcoólica e as respostas do organismo

    A bebida alcoólica está constantemente presente na sociedade, tudo é motivo para "bebemorar", ou é um "chopinho para relaxar", e de copo em copo a galera vai se enchendo. 
   Deveria ser algo inofensivo, divertido, sem causar danos a ninguém, mas a verdade é que, mesmo os que não bebem acabam sendo afetados pela inconsciência de alguns, tendo em vista a frequência de acidentes com pessoas embriagadas que acaba respingando em inocentes. Tendo isso em vista, o Mente a mil buscou alguns fatores voltados para o álcool e seus efeitos no organismo de nós humanos, alguns mitos e verdades, e algumas dicas para beber de forma consciente de modo que não venha a refletir naqueles que não tem nada a ver com a história!

Para começar, você conhece o efeito do álcool no seu corpo? De uma espiadela na imagem a seguir: 





- O que é beber socialmente?

    Eis um termo que se escuta constantemente quando o assunto é beber: “só bebo socialmente”. Mas quanto é o equivalente ao social de modo que não traga danos ao organismo? 



Estudando sobre o assunto pude encontrar algumas imagens e matérias na internet. A seguinte imagem é referente a matéria publicada pela revista Super interessante, que trata exatamente sobre este assunto e mede em doses qual seria a quantia adequada do beber só para fazer um social.



- Dançar ou fazer exercícios diminui os efeitos do álcool?

     Eis uma pergunta frequente por aqueles que não querem ser pegos pelo bafômetro.
    “Existem algumas lendas e mitos, segundo os quais, um café bem forte, um banho frio ou a prática de exercícios podem fazer os efeitos da bebida diminuírem ou passarem mais depressa.
Na realidade, quando a pessoa bebe, o álcool absorvido pelo organismo, é metabolizado pelo fígado numa taxa relativamente constante, esteja a pessoa em repouso ou em atividade.

O tempo que o corpo humano leva para processar o álcool é, em média, de uma unidade (cerca de 11 gramas de álcool puro) por hora, ou o equivalente a um chope, pouco menos de uma latinha de cerveja, um copo de vinho ou meia dose de pinga ou whisky."


   "É importante ressaltar que as bebidas alcoólicas não são hidratantes, por isso intercalá-las com doses de água, sucos ou refrigerantes ajuda a prevenir a desidratação do organismo. Além disso, quando se pretende beber, é recomendável alimentar-se antes e durante o episódio, para ter uma menor absorção do álcool.

      De qualquer forma, dançando, pulando, dormindo ou conversando, não há como ficar sóbrio rapidamente. Quem passou das doses prudentes de bebida deve simplesmente esperar, antes de dirigir, tomar decisões ou arriscar-se a sair por aí.”


    Retirado do site terra, link no final do texto


- “Os exercícios físicos podem diminuir danos cerebrais causados pelo cérebro” 


     Para os que bebem demais, saiba que é possível diminuir alguns danos causados na substância branca dom cérebro pelo consumo excessivo de álcool. Segundo uma pesquisa americana, exercício aeróbico, como correr, pode ajudar nesta tarefa. Os dados são do jornal Daily Mail. “Tem-se demonstrado que o exercício protege a substância branca do cérebro de danos associados com o envelhecimento e várias doenças. Consumo pesado e crônico de álcool leva a dano neural que se parece com o declínio visto em pessoas mais velhas”, disse a cientista Hollis Karoly, da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos.

    Susan Tapert, professora de psiquiatria na Universidade da Califórnia, diz que os resultados sugerem que pessoas com problemas relacionados ao álcool poderiam usar o exercício para diminuir efeitos cerebrais negativos. 

Quer conhecer os níveis da embriagueis? Acesse o link do site terra, é bem interessante!