sexta-feira, 28 de junho de 2013

Postura X Celulite





Você sabia que o aparecimento da celulite também está relacionado com seus hábitos posturais? 

Pois é, pura verdade!

Além de gerar dores nas costas, a má postura causa a temida e famosa gordura localizada e também a terrível celulite. De acordo com estudos realizados a respeito da celulite X postura, foi constatado que a má postura contribui para vários aspectos que incomodam na estética corporal. É importante saber que para combater celulite, gordura localizada e flacidez não basta aderir apenas a dietas, aparelhos que prometem milagres a curto prazo ou outras técnicas invasivas. Segundo vários profissionais da área da fisioterapia, existem exercícios que ajudam a circulação sanguínea e podem promover o não aparecimento das celulites, sendo que a mesma tem como base fatores que afetam a microcirculação deixando os tecidos mal oxigenados e mal nutridos.  

O sedentarismo é outro grande fator desencadeante da celulite, pois está relacionado com a perda de massa muscular e flacidez, fazendo com que as fibras elásticas que servem como sustentação para a epiderme percam a sua integridade estrutural e “afundam”, isso se remete em forma de depressões/irregularidades na pele.

Se você quer se manter longe dessas gordurinhas indesejáveis e da celulite, basta realizar uma avaliação criteriosa e personalizada com um fisioterapeuta, que poderá propor um tratamento individual e específico, com o objetivo de acabar com a dor, mas também proporcionar um melhor equilíbrio e harmonia corporal como forma de prevenção. Quanto mais cedo corrigirmos as posturas inadequadas, melhores serão os resultados obtidos.

Vamos deixar aqui pequenas dicas para você ir se acostumando com a ideia de manter uma postura correta. Lembre-se, para tudo que você faça até mesmo dormir, existem posturas corretas para evitar lesões e dores futuras. 

postura correta é, ao sentar, apoiar o peso nos ísquios, (dois ossinhos do quadril), localizados abaixo do corpo quando sentamos eretos. Outra dica é quando precisar ficar de pé para usar o computador, procure permanecer com o aparelho sobre uma mesa, a tela deve estar posicionada em uma altura que não seja necessária uma grande inclinação do pescoço, as mãos sempre apoiadas e a coluna bem ereta.

2. Se permanecer na frente do computador para trabalhar, os pés devem estar apoiados no chão, a coluna reta, a lombar apoiada na cadeira e o ângulo do quadril entre 90 e 110º. Nunca vire o pescoço muito para cima ou para baixo, por isso o monitor deve ficar alinhado. Além disso, os antebraços devem estar apoiados na mesa e o mouse e os punhos na mesma direção que os braços.

3. Quando for dormir é aconselhável utilizar um travesseiro que deixe o pescoço alinhado com o resto da coluna. Se dormir de lado, o ombro deve ser projetado um pouco para frente, para não ser amassado. Pernas devem estar alinhadas com o quadril, da mesma forma que na postura de pé. Para isso use um travesseiro para manter o afastamento entre as pernas. Se preferir a posição barriga para cima precisa de um travesseiro tanto no pescoço quanto nas pernas, pois a coluna sempre deve estar alinhada.

Que tal conferir o 1º vídeo do Mente a Mil sobre Posturas Corretas ?!

Até a próxima pessoal.