quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

E aí, já se exercitou hoje?



Que atire a primeira pedra aquele ou aquela que nunca disse o seguinte: “Na segunda-feira eu começo”, seja uma dieta, seja exercícios físicos, mudanças de hábitos de vida, enfim. Só resta saber qual será a segunda-feira não é mesmo?

Esse primeiro passo, para muitas pessoas, parece ser muito difícil, e por isso ficam adiando e adiando e muitas vezes nunca iniciam. Mas saiba, que se você tem força de vontade e quer mesmo mudar para ter uma melhor qualidade de vida e uma rotina mais saudável, você já tem meio caminho andado, agora é só deixar a preguiça de lado, criar coragem e começar.


Segundo o cardiologista Nabhil Gorayeb, seja andar ou correr, qualquer exercício físico feito por, pelo menos, 30 minutos diários trará enormes benefícios para o coração. A caminhada é uma ótima opção para todos porque não exige treinamento, técnica, equipamentos ou instrutores. Já a corrida exige avaliação médica e tem mais riscos ortopédicos e cardiovasculares.

Para quem quer começar, é importante escolher locais ao ar livre, com sombra e longe da poluição, se você tem a possibilidade de se exercitar perto do mar, com aquela visão maravilhosa e barulhinho da água, aproveite, pois a sensação é ótima. Não esqueça de se hidratar, ficar muito tempo exposto ao sol e sem beber água não é legal. O calçado ideal com um bom amortecedor também é essencial para prevenir lesões, e claro, uma boa companhia sempre faz bem e você fica com gostinho de quero mais.


A alimentação também é uma dúvida freqüente de quem começa a fazer exercício. Segundo a nutricionista Cristiane Perroni, a dica principal é nunca fazer atividade física em jejum. Antes, é bom comer carboidratos em porções pequenas e, depois, proteínas e carboidratos. Caso a pessoa treine sem se alimentar corretamente, ela pode ter hipoglicemia, desidratação e perder também massa magra.


Já que estamos falando sobre exercícios, não podemos esquecer de citar as temíveis cãibras. Pois é, ao contrário do que muitas pessoas acham, a principal causa da cãibra não é a falta de potássio, antes dele, temos a fadiga muscular, ou seja, quando o músculo é muito exigido, mas não tem nutrientes para trabalhar, ele sofre algumas modificações estruturais que levam a uma acidose muscular. Portanto, para evitar as cãibras, recomenda-se tomar água de coco, comer banana e folhas verdes, e se mesmo assim, a cãibra persistir durante o exercício físico, deve-se primeiro relaxar o músculo contraído e depois alongá-lo. No caso da corrida, é bom começar a diminuir o ritmo e caminhar com calma para tentar relaxar a musculatura.


Mexer o esqueleto vai te trazer muitos benefícios, você só tem a ganhar, melhora o sono, revitaliza, pois o exercício físico faz com que o cérebro libere um neurotransmissor chamado de endorfina (considerado um analgésico natural), que proporciona a sensação de paz e tranquilidade proporcionando o bem-estar e sensação de prazer.


Efeitos principais das endorfinas:
·         Melhoram a memória;
·         Melhoram o bom humor;
·         Aumentam a resistência;
·         Aumentam a disposição física e mental;
·         Melhoram o nosso sistema imunológico;
·         Bloqueiam as lesões dos vasos sanguíneos;
·         Têm efeito antienvelhecimento, pois removem superóxidos (radicais livres);
·         Aliviam as dores;
·         Melhoram a concentração.




E então? Pronto para começar?
:D



Futebol e suas Lesões

Essa vai para os homens que adoram um "futebolzinho"



      Tem coisa melhor do que praticar uma atividade física se divertindo e ainda compartilhar esse momento com vários amigos? Assim é o futebol. Se reunir para jogar o bom e velho "futebolzinho" se tornou quase uma uma cultura entre os homens mundo a fora, principalmente os brasileiros! MAS, como nem tudo são flores, o jogo perde completamente a graça quando vem aquele querido amigo que no meio da emoção acaba chutando a sua canela, e aí começam a aparecer hematomas em todos os lados, entorses de tornozelo e até mesmo fraturas...eu diria que é um verdadeiro massacre! Vamos então esclarecer algumas coisas para evitar esse tipo de coisa:
  • Primeiro de tudo saiba os principais tipos de lesões que você pode sofrer
De acordo com o site da FIFA, os mais comuns tipos de lesões no futebol são as lesões no tornozelo (torção de tornozelo é a mais comum), no joelho, nos isquiotibiais (músculos posteriores da coxa) e na cabeça, ou seja, mais frequente nos membros inferiores (proteja-os!!)

  • Conheça os seus membros inferiores:






     Perceba que, ao contrário da panturrilha e da coxa, o tornozelo não tem muitos músculos ao seu redor, tornando-o mais vulnerável a lesões, PORTANTO, não esqueça sua caneleira! Além disso é importante que se pratique alguma outra atividade física para fortalecer os membros inferiores, preparando-os melhor para participar do futebol. Se os atletas profissionais que se preparam todos os dias para jogar acabam se lesionando em algum momento, imagina que só joga um ou dois dias por semana!!!
As lesões por choque são a segunda maior causa de contusão no futebol, nesse caso FIQUEM ATENTOS NA HORA DO JOGO e evite entradas bruscas em cima dos seus colegas.

  • Por fim, veja o nosso TOP 10 das piores lesões do futebol:




Por hoje é só pessoal! Obrigada pela sua atenção =D
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quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Leite Materno: essencial no primeiro ano de vida.





·         O leite materno é a melhor e mais rica alimentação para os baixinhos. Seus valores nutricionais fazem com que ele seja indicado pela Organização Mundial de Saúde como o único alimento para crianças de até seis meses e, aliado a outros, até dois anos ou mais.

·         O colostro (líquido secretado pela mama nos dias posteriores ao parto) contém um alto teor de proteínas e apresenta menos açúcar e gordura, quando comparado com o leite que a mãe oferece depois desse período. O colostro soma ainda, outras vantagens. Além de ser rico em anticorpos, deixando o seu bebê livre das infecções, tem efeito laxativo, que ativa o funcionamento do intestino da criança.

·         O leite que vem após ao colostro também não deixa a desejar e, como apontado pela OMS, dispõe de todos os nutrientes que um bebê precisa nos seis primeiros meses. Sem contar que é um alimento de fácil digestão. Alguns pediatras também recomendam suplementos de flúor e vitamina D a partir do quarto mês, para ajudar na absorção do cálcio, sem esquecer os banhos de sol no início da manhã ou no final da tarde que ajudam a cumprir a função.

·         O leite materno não oferece quantidade suficiente de ferro, e mesmo assim alguns especialistas consideram desnecessária a complementação (em alguns casos). E você pode estar se perguntando, “mas por que, e quais casos?” A respostas para a sua pergunta é simples, isso se dá porque os bebês que nascem depois de nove meses completos, com mães não-anêmicas e preocupadas com o cardápio durante a gestação, têm reservas suficientes do mineral até ingressarem em uma alimentação enriquecida.


·         O funcionamento do intestino é um sinal de alerta para as mamães que ficam na dúvida se o filho está recebendo a quantidade adequada de alimento.

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terça-feira, 29 de janeiro de 2013

40o Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardíaca.


Vem aí o 40o Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardíaca.
Data: De 18 a 20 de Abril de 2013.
Local: Costão do Santinho Resort – Florianópolis



VANTAGENS DE PARTICIPAR DE UM CONGRESSO:
- Se atualizar sobre os assuntos de determinado tema da sua profissão;
- Construir redes de relacionamentos (o que pode auxiliar futuramente a sua entrada no mercado de trabalho);
- Debate de novas ideias;
- Oportunidade para apresentar de trabalhos científicos;
- Reforço no seu currículo;
- Oportunidade para cumprir horas obrigatórias de atividade extra curricular de forma produtiva;

Portanto aproveitem meus queridos! Estudantes pagam R$ 50,00 e Fisioterapeutas R$ 200,00. O congresso também está aberto a outros profissionais da área da saúde.
Maiores informações no site: www.sbccv.org.br/40congresso

Massagem não é artigo de luxo, e sim de necessidade!





Sério, a massagem deveria ser considerada a 8º maravilha do mundo. Quem é que não gosta de receber uma massagem hen?! Acho que essa pessoa pela a qual pergunto não existe. Claro que é muito melhor receber a massagem pelas mãos de outra pessoa, porém a automassagem também tem seu valor, já que nos dias de hoje com a vida corrida e horas e horas de trabalho, o nosso corpo tem a necessidade de uma massagem periódica e relaxante.


O ato de massagear a si mesmo é uma ação de conforto pessoal, como por exemplo, quando tiramos do pé um sapato apertado, quando terminamos uma prova, quando saímos cansados de uma reunião, ou qualquer outra situação que nos deixe com desconforto físico e certo nível de estresse, de forma quase inconsciente apalpamos uma musculatura tensa na esperança de que o corpo retorne ao estado normal. Isso significa que o corpo físico sente e sofre as consequências dos nossos problemas psicológicos. Mas o inverso também é verdadeiro: quando temos algum problema físico, o nosso lado psicológico também sofre. E a automassagem apresenta benefícios tanto físicos quanto emocionais para o praticante. Tais como:

- Ativação da circulação sanguínea: levando a uma melhora da oxigenação do corpo e eliminação de impurezas;
- Diminuição das dores musculares: com a aplicação da automassagem ocorre o relaxamento da musculatura e a consequente redução das dores e dos sintomas do cansaço (fadiga muscular);
- Alívio das tensões emocionais: a prática diária da automassagem reduz as tensões ocasionadas pelos problemas diários;
A aplicação da automassagem depende de o praticante conhecer o ponto que se deseja tratar e pressionar essa região durante alguns minutos. Uma sugestão prática para a automassagem é que os pontos mais importantes a serem tratados doem quando pressionados.
Abaixo estão descritos alguns pontos que quando pressionados, tendem a “tratar” alguma parte específica do corpo.
1) Acalmar a mente: pressionar o polegar entre as sobrancelhas;
2) Relaxar a musculatura e aliviar cólicas: pressionar a parte lateral do pé e da perna (abaixo do joelho) simultaneamente;
3) Face: a pressão das têmporas auxilia na redução do estresse, alívio de dor de cabeça e melhora na qualidade do sono;
4) Alívio de dor na coluna cervical: pressionar o lado direito da nuca com dois dedos da mão esquerda. Repetir com a mão direita no lado esquerdo da nuca; 
5) Corpo inteiro: pressionar firmemente o centro da sola do pé, estimulando a região com os polegares.

         

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Fisioterapeuta é massagista? Agora a coisa ficou séria!


Francamente, essa história de que fisioterapeuta é massagista me tira do sério. Não pela piadinha em si, mas porque isso trás a tona um assunto grave pra nossa profissão: O POVO NÃO SABE O QUE A FISIOTERAPIA FAZ!!!! E ISSO É BEM TRISTE!!!! Eu sei que para alguns é brincadeira, mas para outros alguns não é, eles realmente não sabem o que faz um fisioterapeuta!




Pense você, estudando muito durante anos da sua vida (5 anos de acordo com o currículo novo da fisioterapia), sobre áreas e assuntos variados (ortopedia, ergonomia, pediatria, cardiologia, neurologia, saúde do idoso, saúde da mulher e do homem, educação postural, saúde pública, educação postural na escola, UTI, desportiva, entre vários outros), e ser reconhecido por apenas uma única matéria que você teve depois de tudo isso: RECURSOS TERAPÊUTICOS MANUAIS (vulgo massagem)

Aí não da né, vamos combinar, é muito esforço pra pouco reconhecimento! E é por isso que eu estou aqui, apresentando a coluna do blog “Agora a coisa ficou séria”. Nessa coluna nós vamos explicar TUDO & MAIS UM POUCO sobre o trabalho de um fisioterapeuta, quais as áreas que ele pode atuar e de que forma isso acontece. Depois se continuar chamando de massagista tudo bem, aí eu vou saber que é só pra zoar com a cara de alguém mesmo.  :D 

Falando em zoar da cara de alguém...quer zoar da nossa e ainda aprender um pouquinho? Assista ao primeiro vídeo do quadro "MICO EDUCATIVO":


segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Como limpar a casa sem comprometer a Coluna!?!?!


Quem não gosta de uma casa bem arrumada e limpa!? Acredito que todo mundo não é mesmo!? Mas, ao contrário do que muitos acham, essa não é uma tarefa muito simples, e pode até causar sérias lesões. No entanto, se a realização dos seus afazeres forem feitos de forma correta, vai sobrar disposição para curtir a família, e se divertir sem dores.
E é por isso que o “Mente a Mil” tem uma pergunta: “Você sente dores e muito cansaço após realizar uma faxina?” Se a resposta for sim, temos algo de errado aí.
Recomenda-se que se realize uma divisão das tarefas domésticas, dedicando-se cada dia para uma determinada coisa, mas sabemos que a mulherada quando começa algo quer fazer tudo e já deixar pronto, não é verdade? E como o “Mente a Mil” se preocupa com a sua postura e bem-estar, trouxemos aqui algumas dicas muito úteis que podem e DEVEM ser incorporadas ao seu dia-a-dia.

Manter uma postura ereta é o grande segredo para não sentir dores nas costas
Tarefas como lavar a louça, passar roupa, limpar o chão exigem tempo e geralmente são feitas de forma inadequada, e lá está a sua coluna lombar gritando de dor, por permanecer durante tanto tempo com uma postura errada, devido ao utensílio a ser utilizado ser de um tamanho inadequado.
Quando for realizar tarefas como lavar a louça e passar roupa, lembre-se de ter um apoio embaixo dos pés, sempre alternado entre o direito e o esquerdo. Esse apoio deve ter 5 cm e ser usado da seguinte forma: uma perna será apoiada sob o descanso para os pés em posição ereta. A perna que não estiver apoiada é a que irá fornecer sustentação ao corpo. Por isso, não se pode jogar o peso na perna apoiada curvando a cintura para o lado.
Ao varrer a casa, passar pano ou aspirador de pó se lembre de que a coluna deve estar em posição ereta. Evite abaixar-se e mantenha o cabo próximo ao corpo. Neste momento você deve estar se perguntando: “Mas, como vou limpar embaixo dos móveis ou nos cantos dos cômodos?” É simples, quando necessário prolongue o cabo da vassoura ou aspirador para NÃO CURVAR A SUA COLUNA. 
Para limpar vidros e azulejos a melhor forma é subir em uma escada ou usar acessórios com cabos longos. Recomenda-se sempre manter as mãos à altura dos ombros. O mesmo vale para quando você for estender a roupa, não estique os braços ao máximo que conseguir. Suba em uma escada, cadeira ou banquinho. Para estender a roupa, o ideal é que você consiga descer o varal à altura dos ombros. 

Confira o nosso vídeo do quadro "Mico Educativo" clicando Aqui
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Computador: O maior vilão da coluna


       Não importa o gênero: seja no notebook, netbook, computador ou tablet, hoje em dia é raro o momento em que não estamos ligados nessas máquinas viciantes. Muitas vezes por necessidade, pois a área em que trabalha exige isso, e outras vezes por vício puro mesmo. A questão é: QUE POSTURA ESTAMOS ADOTANDO ENQUANTO UTILIZAMOS ELE?
Essa postura, na maioria das vezes incorreta, que irá gerar a famosa dor nas costa. Aquela dorzinha incômoda, que inicia com um leve desconforto mas acaba agravando com o passar do tempo, e pode gerar graves consequências.


  • Confira agora as “poses” que você não deve fazer, mas com certeza já fez e alguns continuaram fazendo apesar de saber que não deveriam: 






  • "Qual a postura mais adequada então?" A postura ideal vive dentro de nossas mentes, lá, em um canto oculto dela mais precisamente! Porque no fundo todos nós sabemos como deveríamos nos posicionar nessas ocasiões, e, inclusive, que a má postura que adotamos normalmente é a maior responsável por nossas dores nas costas. Aí vai um vídeo bem legal da forma ideal de se trabalhar ou desfrutar do computador:


video


APRENDEU? NÃO!? Depois não me venha pedir massagem! haha


domingo, 27 de janeiro de 2013

O que devemos saber sobre a Limpeza de Pele..





Ela serve para desintoxicar, remover células mortas e manter a pele macia e saudável, reduzindo a oleosidade e a deixando com bom aspecto. Muitas pessoas pensam que a limpeza de pele é indicada para remover espinhas, o que é um grande erro, pois neste caso, a limpeza de pele é CONTRA-INDICADA, podendo acarretar em cicatrizes, além de poder levar a quadros de inflamação com conseqüente piora da acne. De acordo com o dermatologista Marcelo Bellini - diretor da Clínica Corpo em Evidência, o correto em indivíduos com muitas espinhas é a realização de um tratamento secativo com uso de medicamentos tópicos e orais. Sessões semanais com luzes de LED – que controlam a atividade sebácea, e possuem ação secativa e reduzem as inflamações – associadas com máscaras secativas também são recomendadas. Pode ser realizado também peeling de ácido salicílico. Todos devem ser feitos em consultório com um dermatologista. Também não é muito indicada para pessoas que possuem a pele muito sensível, aquelas que ficam vermelhas com facilidade, que sob o sol fazem rubor; as com muita descamação, e que costumam desenvolver alergias e irritações com facilidade. Sua função é a remoção de cravos pretos e brancos (ou abertos e fechados, respectivamente), e pontos sebáceos.
Todos os tipos de pele são favorecidos com esse tratamento, porém a pele mais seca acaba se beneficiando mais com as hidratações, feitas com uma esfoliação prévia, para afinar a pele e facilitar a absorção dos hidratantes, do que as mais oleosas que já possuem uma tendência maior à cravos. Um procedimento bem realizado ajuda no equilíbrio das peles seca, normal, oleosa e mista, pois limpar a cútis não significa apenas tirar os cravos, mas sim, remover células mortas, o que uniformiza e melhora o aspecto da pele.
Devido à renovação da epiderme se dar em 28 dias, a limpeza de pele é indicada a cada 30 ou 40 dias. Porém, se forem casos de acne com muitos cravos, de início se pode estar realizando a cada 15 dias e com o tempo (de acordo com o profissional capacitado), passar para a cada 30 ou 40 dias como forma de manutenção do quadro.
            É aconselhável que não se realize no verão, ou logo após retornar da praia, pois o uso constante do protetor solar (que é o correto) acaba deixando a pele com mais cravos e mais oleosa, tornando-a muitas vezes mais grossa e com aspecto de “pesada”. É importante ressaltar, que após realizar uma limpeza de pele o indivíduo deve evitar exposição ao sol por dois ou três dias.
É importante higienizar a pele por pelo menos duas vezes ao dia, isso deve ser uma hábito.  Para os cuidados diários, os produtos devem respeitar o biotipo de pele (seca, oleosa, mista). Os cuidados diários são: higienizar e demaquilar, para tirar as impurezas e maquiagem; tonificar, para equilibrar o pH; hidratar ou nutrir a pele, acompanhado com fator de proteção solar adequado.
E lembre-se, a limpeza de pele deve ser realizada apenas por profissionais treinados, pois são eles que saberão os produtos adequados e os procedimentos a serem tomados, indicações e contra-indicações e os cuidados que se deve ter após a realização do tratamento. 



Já pensou em estudar fora do país?

Para os aventureiros de plantão que sempre almejaram estudar fora do país e desistiram do assunto por falta de dinheiro, eis uma boa oportunidade: Ciências sem fronteiras.


O governo abre semestralmente bolsas para universidades em diferentes países com tudo pago e com direito a uma mesada mensal para ajudar nas despesas extras. Parece um sonho, não? Mas calma lá, alguns requisitos importantes devem ser preenchidos. Para quem está no início da graduação ou completou de 20 a 90% dela ainda restam boas chances. Eis os benditos requisitos:
  • ·      Estar matriculado regularmente em algum curso de graduação;
  • ·     Ter nacionalidade brasileira;
  • ·    Ter nota média no ENEM;
  • ·   Ter bom desempenho acadêmico de acordo com critérios do IES (ou seja, ter uma média geral dos semestres já cursados acima de 7);

Nós nos cadastramos no semestre passado, porém não fomos chamadas por falta de uma publicação de artigo, pensa na raiva! Agora é tarde demais já que faltam 5 meses para nossa formatura. Por isso fica a dica: Para quem está de fato interessado, tenta publicar um artigo na faculdade, é só pedir auxílio para algum professor, alguns até mesmo se predispõem a isso, ou então participe de algum projeto em grupo que vire artigo posteriormente, isso pode fazer toda a diferença.
“Mas eu não falo inglês e nenhuma outra língua!” – Não tem importância, nem todos os países exigem a proficiência em alguma outra língua, países como a Espanha e Portugal. Vale a pena investir, além de viajar e conhecer outros lugares e culturas você ainda vai contribuir para o seu currículo sem nenhum gasto, consequentemente vai fazer a diferença no mercado de trabalho que está cada vez mais saturado de profissionais em boa parte das áreas.

Mais detalhes clique aqui!

DICIONÁRIO DE PÉROLAS DA FISIOTERAPIA


ANCAS e QUARTOS = ???  
Até hoje ainda não definimos bem o que são “as ancas”, quartos são somente aqueles que você usa para dormir normalmente, mas se a sua dor é naquela região logo acima do bumbum é importante saber que ali se encontra a COLUNA LOMBAR.

RÓTULA = ???
RÓTULA NÃO EXISTE MAIS, apenas no trânsito!! O nome daquela bolinha óssea que temos sobre os joelhos é PATELA.

NERVO EMBOLADO = ???
Gente, vamos contar um segredo, nervos não embolam e não saem do lugar!! Acreditem em nós! O que você pode encontrar são pontos de tensão chamados Trigger points ou ponto gatilho, que por sinal são bem doloridos, entre outras possibilidades.



CADEIRAS = ???
São somente aquelas que usamos para sentar! Você deve estar se referindo aos seus quadris.

OSSINHO DO C* = ???
Prefiro não comentar. Esse ossinho aí se chama Cóccix.

DESTRONCAR O DEDO = ???
Se isso significa o que estamos pensando, não, você não destroncou seu dedo. Possibilidades: Deslocou, fraturou ou cortou fora mesmo.

NERVO ASIÁTICO = ???
Não, eles não são da Ásia!!! Eles estão em você e se chamam CIÁTICO.

ABRIR O PULSO = ???
Se você pegou uma faca e cortou o PUNHO você pode dizer que abriu ele.

PULSO = PULSAÇÃO
É o ciclo de expansão e relaxamento das artérias do corpo, que pode ser medido em regiões como: Carótidas (pescoço) e região radial do punho.

ADM = ???
Não é aperto de mão NEM a sigla da administração! ADM é nada mais nada menos que AMPLITUDE DE MOVIMENTO das suas articulações.


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